Revista Urbana 4° – Arquitetura Corporativa

07/11/2019 |

ARQUITETURA CORPORATIVA

Transformar o mundo com um olhar mais humano e criativo

Muitos de nós passamos grande parte do dia nos nossos locais de trabalho. Se calcularmos, ainda, o tempo de deslocamento nas grandes cidades, as pessoas permanecem mais tempo no trabalho do que nas suas residências. Por isso, os ambientes de trabalho são tão importantes nas nossas vidas.

Atualmente existem diversos estudos que apontam a relevância do espaço de trabalho na qualidade de vida dos usuários e na sua produtividade, fundamentos essenciais para a prosperidade dos negócios.

Nós, do escritório Débora Vargas Arquitetura, acreditamos na arquitetura corporativa como elemento transformador da dinâmica das rotinas de trabalho, do clima organizacional, da relação entre funcionários, do bem-estar dos colaboradores e da produtividade.

Nosso maior “case” de sucesso em arquitetura corporativa é a nova sede da Zenvia, líder brasileira em soluções mobile, com cerca de 1500m² divididos entre dois andares no Iguatemi Business, em Porto Alegre/RS. O processo durou nove meses, entre planejamento e execução.

Para esse espaço corporativo, criamos o conceito Multiverso:  as pessoas são o foco desse conceito que aposta na premissa de que cada colaborador é um universo que interfere e se conecta com o universo do colega. Queríamos que o novo escritório fosse um universo paralelo ao que o colaborador tem em casa ou na rua. Ali ele poderia ter autonomia para utilizar o espaço como imagina e necessita.

Iniciamos o projeto mapeando as maiores necessidades individuais e das equipes para que o espaço pudesse atender a todos. Ao final, o que não faltam são alternativas e soluções inovadoras. 

Tem espaço de descompressão com tobogã que liga um andar ao outro, mesa de sinuca e fliperama no espaço lounge, pufes, cadeiras de balanço, salinhas para reuniões ou conversas que exigem um clima mais reservado, salas para reuniões longas, espaço gourmet com churrasqueira e até um cabideiro que funciona como terapia – as hastes nas quais são penduradas as bolsas e mochilas são móveis e ficam escondidas na parede, de forma que quem passa por elas acaba experimentando abri-las ou fechá-las. Aliás, no mobiliário quase nada é fixo e foi pensado para que o layout possa ser modificado conforme a demanda das equipes.

No momento em que pensamos no projeto, buscamos criar um ambiente onde as pessoas pudessem trabalhar juntas, próximas e integradas, criando um espaço colaborativo que instigasse as equipes a serem cada vez mais inovadoras. Então tudo foi pensado para que os mais de 160 colaboradores se sentissem bem ao realizar suas atividades. Nesse processo, até mesmo o CEO da empresa foi inserido nas estações de trabalho junto dos colaboradores.

 

Também tínhamos o desafio de criar um espaço conectado com a outra sede da empresa, em São Paulo/SP, mas que pudesse se diferenciar justamente pela cultura local. Assim, apostamos na cozinha gourmet com elementos tipicamente gaúchos: churrasqueira, máquina para água quente do chimarrão e paredes de tijolinhos. Nesse mesmo espaço, os colaboradores contam com uma horta orgânica para incrementar os menus de almoço. E para proporcionar uma integração com a natureza, já na chegada à empresa é notado o cuidado em trazer vegetação para dentro do ambiente de trabalho, com uma parede de 11m² totalmente coberta por musgo escandinavo, que humaniza o espaço e traz uma sensação de bem-estar.

Conceito desenvolvido pela Débora Vargas Arquitetura para a líder brasileira em soluções mobile conta com áreas de descompressão, cozinha gourmet com churrasqueira e máquina de água quente para chimarrão e o CEO entre as estações de trabalho.

Acreditamos que escritórios corporativos podem ser mais humanizados, interativos e sustentáveis para proporcionar mais conforto e bem-estar aos colaboradores, além de estimular o convívio, a troca de ideias e, claro, a produtividade.

Vivemos a arquitetura como significado de bem-estar.

Estamos localizados em Osório, Av. Getúlio Vargas, 1485 sala 02 ou em Porto Alegre, Rua Jaime Telles, 62.

Venha nos conhecer e tomar um café!

Texto e fotos: Equipe DVArq

www.facebook.com/dvaarq

www.instagram.com/dvaarq

Fones: 51 3663-6113 e 51 98519-2303

Voltar ao blog

Veja também

14/12/2021

DVArq Conecta 2020

05/08/2020

Como Preparar Sua casa Para os Dias Frios

19/05/2020

Com tobogã e churrasqueira, Zenvia aposta em “Multiverso”

AN