Qual lareira escolher?

04/10/2019 |

Tags:,

Qual lareira escolher?

É um sonho de consumo ter uma lareira em casa, ainda mais no sul do país onde o frio requer um ambiente mais aquecido e aconchegante.

Existem diversos modelos de funcionamento de lareiras, cada um com características próprias que devem ser analisadas e alinhadas com o estilo de vida dos moradores. Para facilitar na escolha do melhor modelo serão apresentados quatro tipos de lareiras e suas características.

A lareira à lenha, que é a mais tradicional, além de proporcionar um aspecto mais rústico para a casa é bastante eficiente no aquecimento do ambiente. Pode apresentar diversos desenhos e ser revestida ou não no seu exterior. Como desvantagens pode se salientar a necessidade de obra para sua execução, a limpeza das cinzas geradas com a queima da lenha e o uso de lenhas.

Quando se busca simplicidade e modernidade, a lareira de etanol é a mais recomendada, pois é versátil, possui diversos tamanhos, formatos/cores e não necessita de obra. É importante lembrar os riscos de contato com as chamas que ficam bem vulneráveis ao toque porque normalmente se apresentam em projetos mais contemporâneos e minimalistas, quase sem proteções superiores e laterais.

Moderna, tecnológica e estilosa, a lareira à gás se destaca porque permite diversas soluções arquitetônicas, não gera cheiro e permite o controle das chamas. Por necessitar de pontos de gás e elétrica, normalmente necessita de obras para a sua instalação, gerando um custo de execução.

E, por último, a lareira canadense se diferencia por seu acabamento externo, feito de aço, deixando um design clean e industrial. Por possuir um sistema de fechamento, a lenha tem um maior rendimento, é segura para quem tem crianças em casa e pode se dizer que é o modelo mais inteligente porque proporciona que o calor gerado seja distribuído para outros cômodos através de dutos. Como necessita de chaminés, requer obras para sua instalação.

Esses são os modelos de lareiras existentes no mercado e algumas das suas características. Para não errar o modelo e poder escolher o tipo mais adequado e eficiente, é importante o auxílio de um arquiteto(a).

 

Arq. Lorraine Kloeckner

 

 

Voltar ao blog

Veja também

14/12/2021

DVArq Conecta 2020

05/08/2020

Como Preparar Sua casa Para os Dias Frios

19/05/2020

Com tobogã e churrasqueira, Zenvia aposta em “Multiverso”

AN